Direito de Família na Mídia
Editorial: Em rede
19/05/2005 Fonte: IBDFAM Nacional em 20/05/05Em 1997, um grupo de profissionais e estudiosos de Direito de Família de várias partes do Brasil realizava a primeira grande ação visando à produção e difusão do conhecimento neste campo. Em outubro daquele ano, em Belo Horizonte (MG), era promovida a I edição do Congresso Brasileiro de Direito de Família, ocasião em que foi criado o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).
Em menos de 8 anos de existência, o IBDFAM realizou quatro congressos nacionais e diversos eventos regionais, além de editar uma série de publicações e produtos de comunicação. Nesse período, mais de 2 mil pessoas (entre operadores do Direito e profissionais de outros campos do saber) se associaram ao IBDFAM, dando legitimidade e oferecendo condições para que o instituto pudesse ampliar a sua atuação.
Este ano, além da promoção do V Congresso Brasileiro de Direito de Família, o IBDFAM fez um grande movimento. Apresentou ao Congresso Nacional propostas de mudanças legislativas, já formalizadas como 5 projetos de Lei e duas emendas constitucionais. Em tramitação na Câmara dos Deputados, as propostas de mudanças legislativas são frutos de estudos e debates aprovados por mais de mil profissionais que participaram do IV Congresso Brasileiro de Direito de Família, promovido em Belo Horizonte, em 2003.
Os projetos têm como objetivos alterar alguns artigos do Código Civil Brasileiro, visando, fundamentalmente, ao respeito aos princípios constitucionais e à dignidade humana. Para que os projetos propostos não se percam numa tramitação sem fim, será necessária não apenas a mobilização dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente na área de Direito de Família, mas, principalmente, o envolvimento da sociedade brasileira. É este o novo desafio que o IBDFAM tem pela frente.
Destaques desta edição: